Estudante de 16 anos dá aula de cidadania e política a deputados do PR

Nenhuma avaliação ainda, seja o primeiro.

Com a morte de um jovem de 16 anos pessoas mal intencionadas começaram a usar para deslegitimar o Movimento Ocupa Paraná, no qual estudantes tomaram as escolas em protesto à PEC 241 e à Medida Provisória que trata de alterações no ensino médio. Na contramão desse argumento vazio, a estudante Ana Julia, de apenas 16 anos, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, em virtude de requerimento apresentado pelo deputado estadual Tadeu Veneri (PT), a fim de explicar a todos que o movimento é apartidário e está em nome dos estudantes e pela educação. Além disso, aproveitou para dar um chacoalhão nos deputados estaduais sobre o problema das drogas, um problema real enfrentado por nossas crianças e adolescentes. Esse sim o motivo pela morte trágica do jovem na escola em Curitiba.

Num discurso emocionado, a jovem comoveu a todos e logo ganhou as redes sociais e notoriedade nacional. A menina, apesar de idade tenra, controlou as emoções e em nenhum momento pareceu descontrolada. Ao contrário, parecia com muito bom senso defender aquilo em que acredita. Ao assistir esse vídeo aqueles que ainda não viram certamente terão orgulho, além disso esperança renovada. Pois, aqueles que pensam que nossos jovens são um bando de alienados, a Ana Júlia é a prova viva de que estamos redondamente enganados. 

Assista ao vídeo:

Eu que acompanhei a Assembleia Legislativa por mais de uma década nunca vi um discurso tão apaixonante. Parece ter vindo da alma e do coração. As palavras de Ana Júlia devem ser guardadas para a posterioridade e servirem de reflexão a cada um de nós e, especialmente, aos nossos governantes, que precisam repensar em seu jeito de fazer política e no seu olhar a cada um de nossos cidadãos. sobretudo aqueles que representam gerações futuras.